Psicoterapia com MDMA pode ser legalizada em 2021.

Psicoterapia com MDMA pode ser legalizada em 2021.

Texto Original por Alexander Iadarola em Thump, um canal VICE, em 27 de outubro de 2015, traduzido especialmente para o Plantando Consciência

A recepção institucional deste país (Estados Unidos) ao MDMA está ficando mais e mais complexa. No início deste mês, informamos sobre um estudo que descobriu que tomar MDMA ou ecstasy aumenta diretamente os níveis de estresse. Mas em uma nota muito diferente, o Huffington Post relata que a psicoterapia com MDMA pode estar em um horizonte próximo.

Nos Horizontes: Na conferência “Perspectivas sobre Psicodélicos” em Nova York, 10 de outubro, Rick Doblin, diretor executivo da Associação Multidisciplinar para Estudos Psicodélicos (MAPS), disse que estavam “no caminho certo para que o MDMA seja aprovado pelo FDA em 2021.” Este objetivo ambicioso é estimado como resultado de seu plano de US $ 21 milhões para treinar psicoterapeutas e financiar estudos clínicos em cerca de 400 indivíduos.

O primeiro estudo clínico com MDMA-assistido para psicoterapia assistida com MDMA concluiu que “psicoterapia assistida por MDMA pode ser administrada a pacientes com transtorno de estresse pós-traumático, sem evidências de danos, e pode ser útil em pacientes refratários a outros tratamentos.

Em sua entrevista com o Post, Doblin também afirma que o MAPS gostaria de ver MDMA aprovado para outros usos, tais como ansiedade de final de vida e de ansiedade social em adultos com autismo.

Falando sobre o estigma em torno psicodélicos na área da saúde mental, Doblin afirmou: “Foi dado as pessoas uma sensação de incrível perigo em torno dessas drogas. A forma como foi apresentado é que você toma uma dose única e terá grandes danos cerebrais e consequências significativas . Nós não encontramos isso em ambientes clínicos de maneira alguma, e eu acho que foi exagerado em outros contextos.”

Ele também sugere que os psicodélicos como o MDMA podem ser úteis fora de um contexto institucional sancionada, dizendo: “Eu acho que existem enormes benefícios fora do modelo médico para tratar as pessoas que não têm um distúrbio especifico — potencial dos psicodélicos como o LSD e MDMA a serem utilizados para experiências espirituais e de crescimento pessoal.”

Para trazer este avanço ao Brasil, participe de nossa campanha de financiamento coletivo: catarse.me/mdma

Vitor Reinaque
Vitor Reinaque

View my other posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *